segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Um 2008 com equilíbrio!

Oi pessoal!

Quero agradecer a todas as pessoas que estiveram por perto este ano, amigos, alunos, professores, internautas, parentes, pela força de estar junto.
Foi muito bom!
Um ano feito de novidades e desafios!
Em 2008 desejo a todos que enfrentem seus obstáculos circundando-os de energia produtiva. Que eles se transformem em degraus, em portas, em janelas...
Como no Pilates, quando está fácil, deitamos em cima de um rolo e tentamos.
Ficou fácil de novo? Tiramos uma perna.
Fácil mais uma vez? Uma perna mais um braço e ainda desenhamos um lindo e fluido círculo de músculos, ossos, sangue, energia, VIDA!
E assim vamos, de desafio em desafio, buscando sempre o equilíbrio.
Um grande beijo a todos, o meu agradecimento sincero e o desejo de tê-los por perto em 2008.

Imagem do site http://www.pilates-studio-antje-korte.de/pilates.htm

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

O gato zangado.


Oi pessoal!
Estava fazendo uma pesquisa no Google Imagens para ilustrar o que chamamos "gato zangado" e acabei encontrando esse "cachorro espreguiçando"(segundo a fonte).
É um movimento bem gostoso, dá uma boa alongada na musculatura posterior das pernas.
Vamos iniciar pelo " gato zangado".
Prática: Quero chamar a atenção para a postura inicial - a posição de quatro apoios tal qual o início da animação acima.
Nessa posição de descarga de peso em joelhos e membros superiores, é importante que nos posicionemos como fazem os animais, ou seja: empilhando os ossos.
Punhos embaixo de cotovelos, cotovelos embaixo de ombros.
Joelhos diretamente embaixo das articulações do quadril (coxo-femural).
Na realidade abusaremos dos ângulos de 90º: braços/tronco, braços/solo, coxas/tronco, coxas solo.
Nessa posição colocamos as articulações numa espécie de situação neutra (tipo um "ponto-morto") ; uma forma de alinhamento muito favorável para receber descarga de peso com um mínimo de gasto energético.
Mantenha os joelhos e mãos no solo e braços estendidos por todo este movimento. Inspire e enquanto solta o ar, arqueie (arredonde, faça um grande "C") com as costas como um gato zangado. Olhe lá para seu umbigo para que a cabeça acompanhe o movimento.
Em seguida, enquanto o ar entra suavemente pelo nariz, arrebite o bumbum e expanda o peito (abra as clavículas, imagine um olho no esterno querendo vêr o teto) . Neste momento (expansão) mantenha o pescoço alongado - o desenho desta postagem tem um belo pescoço longo na posição de quatro apoios.
Vá repetindo a flexão (gato zangado) com a extensão (peito aberto, bumbum arrebitado).
Mantenha os braços estendidos e os ombros relaxados (longe das orelhas) durante todo o movimento.
A intenção é mobilizar a coluna no plano sagital alternando flexão e extensão.
Tente a versão "cachorro espreguiçando" (ilustrada pela moça do desenho) depois de dominar o "gato zangado".
Vamos lá, mãos no solo e espreguiçar.
Garanto que é delícia! Experimentem e me contem! Beijos.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Vejam que imagem fantástica.
Ela nos conta o quanto é possível tornar congruente corpo e mente,
desenvolver, evoluir, surpreender!
Do livro Desplegandose de Elfriede Hengstenberg.



Achando um bem-estar em pé.

Oi pessoal!

Dando continuidade à postagem sobre alongamento axial e higiene discal e aproveitando dicas valiosas, daquelas que são possíveis colocar em prática em qualquer lugar e hora, segue uma experiência simples e gostosa dada pelo mestre Brent Anderson.

Mantendo em mente a idéia da cabeça balão que flutua, que é içada, enquanto os braços pendem gostosamente para baixo, coloque sua atenção no apoio dos seus pés no chão.

Procure praticar também descalça.
Perceba o peso recebido pelo seus pés, como ele se distribui.

Penda um pouco para frente e para trás mantendo os pés no solo abertos como ventosas. Perceba o arco do seu pé.

Após alguns balanços, suba na ponta dos pés enquanto solta o ar. É muito possível e normal que você se desequilibre um pouco nas primeiras vezes, mas não desista!!

O equilíbrio é um desafio que pode tranquilamente ser conquistado com alguma insistência.

Já em posse de um controle maior (você pode também experimentar subir menos no começo e aumentar gradativamente a amplitude), desça bem devagar e apenas toque os calcanhares no chão enquanto lança o topo da cabeça para cima criando espaço e folga no pescoço e suas articulações.

Nesse momento (pés no solo) você pode pintar um pouco o teto e fazer cabeça-ventilador para intensificar a sensação de espaço cervical.

Experimente agora caminhar utilizando toda mobilidade do seu pé (apoiando primeiro calcanhar e indo para a ponta), mantendo essa sensação. Caminhe naturalmente, apenas fique mais atento a seus pés.

Nas aulas de Pilates é interessante sugerir para o aluno essa pequena atividade antes de iniciar os exercícios em ortostase.


Experimentem e me contem. Beijos.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Novo blog no ar!

Para o pessoal que tem me visitado e é pilateiro ou apreciador da técnica tenho uma novidade.
Conforme contei na postagem anterior, foi realizado em Salvador o Encontro Nacional de Pilates. Nesta data eu fiquei responsável pelo blog que será o espaço de comunicação digital entre todos os interessados.
É diferente do meu por ser um blog em que vários são os autores - inclusive vocês se quiserem contribuir.
Acredito que será um espaço muito bacana de troca de informações e encontro de perspectivas comuns.
O endereço/nome provisório é o http://www.aliancadometodopilates.blogspot.com/ .
Apareçam!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

De volta pra casa!

Oi gente! Voltei!

A Conferência foi bacana: muitos encontros com pessoas queridas, aulas com música/percussão enfatizando ritmo e fluidez, histórias contadas por Deborah Lessen, que esteve muito próxima ao Joe (como Joseph era chamado em NY), algumas chacoalhadas dentro de mim a respeito das minhas crenças e forma de conduzir meu trabalho que por um lado geraram questionamentos e, por outro, a confiança de estar escolhendo bons caminhos.
Senti falta desta comunicação gostosa que venho fazendo com quem está frequentando meu bloguinho de anotações.
Esta senhora comigo na foto acima é a Déborah Lessen, presidente da PMA - Pilates Method Alliance. Uma pessoa muito gentil, simples e com um sorriso bálsamo. Sabe aquelas pessoas que nos fazem sentir melhor só de estar por perto? Pois ela tem essa qualidade!
Ela pode nos contar um pouco sobre a criação da PMA, entidade sem fins lucrativos cuja finalidade é reunir quaisquer pessoas que sejam envolvidas com Pilates em torno de um objetivo comum: respeitar o legado deixado por Joseph.
As maiores escolas de Pilates do mundo são hoje associadas à PMA.
Este momento de compartilhar a experiência de construção da PMA foi justamente durante o Encontro Nacional de Pilates promovido pela ABAPI (Associação Baiana de Pilates). É o primeiro movimento iniciado aqui no Brasil no sentido de unir as diversas escolas com esse mesmo objetivo: dar um grande abraço em torno da técnica com a intenção de assegurar sua boa utilização.
O próximo encontro do grupo já está agendado para Março, desta vez aqui em São Paulo.
Um beijo. Estou feliz por estar de volta!
Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..