terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Flexões laterais: uma sequência pedagógica.



Uma das principais características - e desafios - do ambiente de Pilates são os exercícios que propõe mobilizar a coluna vertebral.
Vamos considerar que falamos de uma estrutura composta por 33 vértebras sendo que, em geral, 24 delas se articulam e que a sua grande mobilidade global é a soma da capacidade móvel de cada uma dessas pequenas articulações.

De uma maneira geral o que vemos quando um aluno iniciante chega e propomos os primeiros movimentos de coluna, é a tendência dele em "dobrar-se" sobre as curvas existentes passando por cima das outras. Nas extensões e flexões laterais debruçam-se sobre as lordoses (lombar e cervical) e, nas flexões, sobre a cifose torácica, acentuando-as e aumentando a sobrecarga sobre elas.

Desta forma a intenção do instrutor deverá ser estimular o aluno a despertar e mobilizar regiões rígidas enquanto estabiliza as hipermóveis. Desta forma conseguirá que o aluno distribua as cargas por todo os segmentos da coluna promovendo movimento equilibrado e rearranjo postural.

Para tanto é importante que o instrutor tenha opções para estimular a propriocepção local de maneira gradual antes de exigir um esforço maior em um local que está "adormecido"

"São os proprioceptores as estruturas que captam informações a respeito do estado em que se encontra o segmento corporal em relação ao segmento adjacente. Eles percebem e enviam a informação para o Sistema Nervoso Central que, como resposta motora, permitem a melhor relação entre os segmentos corporais, isto é, aquela relação que levará ao estado de equilíbrio interno, a homeostase. É a informação proprioceptiva que protege as estruturas corporais contra injúrias, progressivas deformidades e desordens estruturais, além de permitir um ambiente mais favorável para a atividade dos órgãos vitais."**

Vejamos algumas sugestões para despertar e estimular a mobilidade da região torácica nas flexões laterais (no plano frontal).

(1) Em situação de descarga (deitado em DD), colocar um disco de propriocepção (aquele que gira sobre ele mesmo) sobre a torácica (ápice da cifose). Mantendo as mãos sob a cabeça que apenas é retirada do solo, mover o tronco como se uma maçaneta girasse em seu esterno. O professor poderá dar esse toque táctil colocando a mão sobre o esterno do aluno realizando o movimento de abrir uma maçaneta. Estimule o aluno a realizar diferentes amplitudes de movimento percebendo a mobilidade das costelas que se abrem de um lado e do outro acompanhando o movimento das vértebras. É um trabalho suave e sutil estimulando os proprioceptores locais.


(2) Um segundo passo poderá ser um movimento em posição sentada deixando a gravidade atuar como assistência mas sempre com uma intenção de passar por cima, espreguiçar o lado côncavo ara que o movimento direcione-se à torácica inicialmente.




(3) Num terceiro momento podemos passar para o decúbito lateral utilizando, por exemplo o bolão. Podemos partir de uma flexão negativa com tronco relaxado lateralmente sobre a bola também promovendo um estímulo proprioceptivo. A partir daí com a gravidade como reistência flexonar o tronco até a posição neutra. Verifique bem a posição da torácica que deverá estar flexionada para que possa vir para a neutra.

(4) Numa situação mais evoluída podemos passar para um a flexão completa saindo da negativa e indo a té a flexão do outro lado do tronco trabalhando desde músculos profundos (locais) até músculos maiores (globais).

É isso aí! Experimentem e me contem, beijos.

**http://www.herniadedisco.com.br/artigos-cientificos/artigo-a-relacao-entre-a-informacao-proprioceptiva-e-a-manutencao-da-postura

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Descompressão + compressão = lubrificação.

Algum tempo atrás fiz uma postagem sobre alongamento axial e higiene discal.

Falamos sobre a coluna vertebral e a importância de criar hábitos higiênicos em relação à ela: sentar-se sobre os ísquios para conseguir uma bom alinhamento da coluna lombar, pensar em mandar a cabeça para cima como se fosse um balão, não nos pendurarmos para frente pois isso não relaxa ou alonga mas, pelo contrário, tensiona e coloca os discos numa situação de forte sobrecarga.


É importante que se tenha em mente que, assim como os ossos, as articulações precisam viver situações de compressão e descompressão. “O mecanismo de compressão e descompressão provê nutrientes e saúde para o disco (intervertebral)” (1) e para todas as articulações do corpo.

Vale destacar que a expressão alongamento axial refere-se, cientificamente, apenas à coluna vertebral. Quando nos referimos às demais articulações do corpo, podemos até utilizar a expressão alongamento axial, mas como uma comparação ou mesmo uma imagem.


Lembrem-se que, por um lado, devemos estimular a decoaptação ativa ou, como se diz em Eutonia, o micro-estiramento articular (2). Essa atitude promove a tomada de consciência, por parte de quem executa o gesto, de suas articulações através do estímulo aos proprioceptores presentes nas cápsulas articulares.


Por outro lado, para que esse momento seja rico em lubrificação, é fundamental que trabalhemos também situações de descarga de peso.

O próprio nome já assopra sua necessidade.


Quem não descarrega o peso através dos membros (destaque para os superiores) fica com a carga acumulada nos ombros mal organizados que engancham sua musculatura no pescoço como se ele fosse um cabide.


Na prática do estúdio as imagens para criar espaços articulares são as que remetem ao “mandar longe”, “espreguiçar a articulação”, “criar espaço entre os ossos”, “pensar num membro que continua para além do espaço que ocupa”, “tocar nas paredes”, “ir em direção ao céu”, “imaginar a articulação cheia de óleo”, etc.


Lembrem-se sempre de alternar cadeias fechadas e abertas, descargas de peso e momentos de decoaptação, sempre com alongamento axial.

Experimentem e me contem, abraço, Silvia.


(1) Educação Polestar Pilates, Manual PF/PR - Estudio e Reabilitação

(2) Eutonia, Berta Vishnivetz, Summus Editorial

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

CURSOS


Oi pessoal.
Para quem acompanha e gosta do meu trabalho,vou dar um curso agora no primeiro semestre de aprofundamento das bases do Pilates pelo IPEFE aqui em Sampa mesmo.

Segue link abaixo:


Aprofundamento das Bases do Pilates

http://www.ipefe.org.br/workshoppilates.htm



Será um prazer compartilhar conhecimento com vocês, abraço, Silvia.
Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..