quarta-feira, 27 de julho de 2011

Do colete ao collant: a entrada do assoalho pélvico nas dicas do professor

Já faz algum tempo que temos falado sobre a importância comprovada da ativação do assoalho pélvico no contexto do acionamento do CORE.


Seja no momento de estabilizar a coluna como unidade mantendo-a firme, sem movimento para agüentar sobrecargas mais elevadas, quanto nos momentos de articulá-la “vértebra por vértebra”, o assoalho pélvico aparece na primeira tela, a dos atores principais, juntamente com o Transverso e demais músculos abdominais.


Não é uma novidade para ele, assoalho: essa musculatura que forra a pelve internamente e sustenta todo o peso das vísceras quando estamos em pé, funciona como um diafragma respondendo as variações de pressão impostas pelo outro diafragma, o respiratório, através do movimento exercido sobre o conteúdo abdominal.
A novidade aparece quando pesquisas mostram de forma cientificamente comprovada a efetividade dessa ação e a interação entre essa ação muscular em relação às demais que compõe a ação do CORE (ou Power house) .
Em posse desses novos conhecimentos, os instrutores precisam incluir em suas dicas verbais de aula, elementos que facilitem para o aluno a ativação do assoalho. Na postagem anterior aonde apresentei a matéria que desenvolvi na Revista Oficial de Pilates, compartilhei algumas opções de dicas.
Pessoalmente gosto muito da utilização da Biomecânica propriamente dita – “aproxime os ísquios internamente” – assim como das imagens – “pegue um gelo com seus ísquios e traga para dentro da pelve”.
Uma imagem interessante que me apareceu ultimamente foi a do collant. Se por muito tempo a idéia do colete, espartilho, cinta, estiveram em alta, hoje é tempo de questioná-la.


Por que?


Pelo fato de que a ativação do Transverso com seu efeito cinta gera pressão sobre o assoalho. Interessa desta forma, para a proteção e saúde do mesmo, que ele seja ativado inicialmente ou, ao menos, simultaneamente à ação abdominal.
Desta forma a idéia do collant entra como sugestão de imagem, justamente por ser uma veste que envolve toda a pelve. Vale imaginar um collant interno que suspende a região pélvica dando a mesma uma capacidade mais eficaz de sustentação e contenção dos órgãos pélvicos e abdominais em movimento.
A idéia é que os órgãos sobre a pelve sejam uma carga e não uma sobrecarga indevida.
Importante lembrar que a capacidade de relaxar completamente essa musculatura também é fundamental.


É isso aí! O que vocês me dizem do collant...rsrsrsrs


Abraços a todos! Silvia.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Abdominais mais seguros: inclua a ativação do assoalho pélvico.

Olá pessoal!

Para quem não teve acesso a última Revista Oficial de Pilates, compartilho uma matéria minha inspirada nos novos trabalhos publicado por Blandine Calais nos livros Abdominales Sin Riesgo e Pilates sin Riesgo.

Espero que vocês se inpirem e adquiram!

Cliquem sobre a matéria para poder ler e me contem o que acharam.


Beijo, Silvia.




terça-feira, 5 de julho de 2011

VÍDEO: Aquecimento mobilizando as articulações na posição sentada.

Olá pessoal!

Comecei a postar o DVD que fizemos com a aula na cadeira no Youtube.
A intenção de utilizar a cadeira foi dar opções de movimento para quem passa o dia sentado, para pessoas que necessitam estar nela ou tem mais facilidade e conforto em trabalhar nessa posição (idosos por exemplo).
Postei dois trechos por enquanto e coloco aqui o segundo para vocês apreciarem.
É um trabalho de aquecimento/mobilização articular.

Prestem especial atenção a parte da mobilização cervical - eu, particularmente, gosto muito!




O que vocês acham?

beijo, Silvia.
Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..