segunda-feira, 11 de junho de 2012

Por que fazer o Curso Didática de Aulas em Porto ( e no Brasil também)?

Uploaded with ImageShack.usUploaded with ImageShack.usOi pessoal!

Esse post vai especialmente dedicado aos meus seguidores de Portugal.
Desde que comecei a escrever este blog tenho, diariamente, várias visitas de instrutores e profissionais da área de movimento deste país. Depois de várias tentativas fui convidada por um professor de Educação Física que reside em Porto, o Carlos Tadeu Santamarinha, para ministrar um curso que vai ser possível por estar casado com uma viagem que farei à Europa.
Como, apesar de nossa movimentação forte para que ele aconteça, o curso por enquanto está com pouca procura, decidi desenvolver com mais detalhe qual é seu conteúdo e porque vale a pena fazê-lo.

O curso Didática de Aulas organiza o repertório de Pilates em classes de movimentos de forma que podemos mergulhar com mais profundidade em elementos que vão da Biomecânica às dicas necessárias para a execução precisa e consciente de cada gesto. Vamos ver como esta classificação acontece.

Respiração
Vamos procurar compreender melhor a mecânica da respiração e sua relação coordenada com transverso e assoalho pélvico. Desta forma vamos pensar em sua tridimensionalidade efetiva e procurar compreender como ela pode ajudar nas flexões e extensões da coluna e também como pode funcionar como assistência ou resistência nos exercícios de estabilização.

Assoalho pélvico
Eric Franklin diz que músculos são feitos para mover ossos e articulações. Neste curso vamos encontrar a mobilidade da pelve e nos dar conta de que a ativação e relaxamento conscientes do assoalho facilitam muito a estabilização do tronco e a dissociação do quadril. Desenvolveremos exercícios e dicas verbais eficientes para levar os alunos a encontrarem essa ativação e relaxamento com mais facilidade.

Organização e coordenação do centro de força: a estabilização da coluna lombar.
Nesta parte do curso vamos compreender que a ativação do centro para estabilização da coluna não significa ativar os abdominais e deixá-los contraídos o tempo todo. Nada é assim no corpo. Vamos nos mover e perceber que estabilizar é coordenar o centro (abdome, costas, assoalho, respiração), em função dos diversos desafios de alavancas impostos à coluna vertebral pelos membros. Veremos isso nos diversos decúbitos (dorsal, lateral, quadrupedia, joelhos) na prática do Círculo das Estabilizações.
Pensem nisso visualizando a animação acima: vejam como movimento e estabilização se alternam. Como atua o centro de força nesses momentos?

Fortalecimento e mobilidade de quadril e membros inferiores
 A consciência da mobilidade do quadril, joelhos e tornozelos, a partir de uma coluna neutra estável contribui para o alinhamento adequado dos membros inferiores. As descargas de peso acontecem, então, numa situação de ótima congruência articular fazendo com que as compressões hajam a favor do corpo Desta forma desenvolvemos força e potência geradoras de movimentos limpos, livre de sobrecargas.

Estabilização e fortalecimento de cintura escapular ombros e membros superiores
A cintura escapular é uma zona extremamente móvel, o que nos permite essa imensa gama de movimentos com os braços e mãos. Vamos aprender a encontrar formas de mover e estabilizar de forma a termos movimentos eficientes. Também aqui as descargas de peso são fundamentais e a consciência da movimentação gleno-umeral também

Mobilidade da coluna vertebral em todos os planos
Sabendo que a coluna possui lordoses e cifoses, zonas mais móveis e mais rígidas, vamos procurar formas de mobilizar o rígido e estabilizar o excesso de mobilidade para distribuirmos o movimento ao longo de toda essa estrutura. Assim poderemos sempre tê-la como um suporte firme e flexível simultaneamente. Vamos estudar os movimentos de maneira segmentada, intervertebral, e de maneira global e fluida. Estudaremos os elementos com a lente de aumento e vivenciando nos aparelhos, em circuitos, as dicas verbais e tácteis inerentes a cada assunto.

Vamos sair do curso com muito mais segurança para ensinar os diversos movimentos de um Footwork à uma Mermaid.

Liguem ou enviem um e-mail para o professor Tadeu Santamarinha. Vamos estudar e aproveitar bons momentos estudando, conversando e vivenciando nossa modalidade preferida: o movimento organizado no ambiente de Pilates!
918192237
 

Aguardo vocês! Grande abraço, Silvia.
Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Mulher, mãe, professora de Ed. Física, instrutora de Pilates, uma apaixonada pelo movimento: o meu, o seu, o de todos nós, o de todas as coisas..